jornalistas se reúnem para destruir o português

26 10 2007

Esqueça os atendentes de telemarketing e seu gerúndio. Os novos assassinos da língua portuguesa são os jornalistas. Depois de ler o texto abaixo, dá até saudade de um “vou estar transferindo a ligação”.

Eu grifei as passagens que não estão em português. Se você consegue reescrever o texto, substituindo os tais trechos por alguma coisa compreensível, parabéns, você ainda não foi contaminado. A má notícia é que você não serve pra ser jornalista. Se você prefere o que está escrito, oh my…

O texto (em azul):

A Oficina de Jornalismo Cultural Independente – TEIA 2007 pluralizará a visão da agência de notícias que está sendo criada para realizar uma completa cobertura escrita e audiovisual do encontro nacional dos Pontos de Cultura. Tal ação desafia-se a ser constituída pela diversidade e pela pluralidade necessárias para que se constitua uma visão ampla e multirreferenciada de toda a vasta e complexa programação do encontro que acontece em Belo Horizonte entre os dias 7 e 11 de novembro.

Nos dias 3 e 4, às vésperas do evento, será ativada a Oficina de Jornalismo Cultural Independente – TEIA 2007 que envolverá um grupo de candidatos a repórteres-oficineiros para a realização da cobertura jornalística. Convocados junto aos Pontos de Cultura, movimentos sociais, notadamente os comunicadores populares, movimento estudantil, imprensa, estudantes, professores e profissionais de jornalismo, os oficineiros serão motivados por dois dias de debates e dinâmicas que lhes propiciarão realizar uma cobertura com reportagem compartilhada, escrita e em audiovisual, em plataforma pública, com aplicação de software livre, conteúdos disponibilizados sob licença flexível para permitir novas propostas de compartilhamento no conceito de web 2.0.

O detalhe interessante é que cada oficineiro será capaz de dar suas contribuições atuando em blogs, vlogs e fotologs próprios – a oficina se dará numa plataforma em que cada um poderá ter seu próprio domínio, e todos articulados em rede. De tudo o que for registrado em cada domínio autônomo dos oficineiros, aquilo que for assinalado pelo autor como conteúdo de interesse para a TEIA alimentará automaticamente uma central editorial da agência que utilizará tais conteúdos para a elaboração de matérias pontuais e transversais sobre os diversos temas e fatos envolvidos no encontro.

No primeiro dia de ativação, 3 de novembro, a Oficina de Jornalismo Cultural Independente – TEIA 2007 trabalhará com a conceituação de novas tecnologias de diálogo e de novos diálogos sobre a tecnologia, as novas ferramentas disponibilizadas pela rede mundial de computadores, notadamente as destinadas à atuação colaborativa, o que tem caracterizado o surgimento e disseminação do conceito de web 2.0. Participarão provocativamente dos trabalhos Ana Carmem Foschini, jornalista, Hernani Dimantas, coordenador do LIDEC – Escola do Futuro – USP e Edney Souza, blogueiro e empresário. Neste mesmo dia, dinâmicas de estruturação de espaço compartilhado de diálogo ativarão a rede que propiciará o ferramental para as atividades jornalísticas dos dias 7 a 11.

No dia 4, os temas diretos e subjacentes da TEIA serão apresentados aos postulantes a oficineiros. Na parte da manhã, com a participação de Antônio Martins (Le Monde Diplomatique Brasil e Ciranda da Notícia), Eliane Fátima Corti Bassos, (Anhembi Morumbi e Universidade Municipal de São Caetano) e Rogério da Costa, Engenheiro de Sistemas e Filósofo – PUC SP, o debate motivará a discussão a respeito de velhas e novas práticas do jornalismo, notadamente daquelas que se encerram em dinâmicas voltadas à publicitação da agenda da indústria cultural, excluindo as pautas relacionadas com as políticas públicas de cultura, sua economia, a diversidade e as identidades, e outros temas que contribuiriam, se publicamente debatidos, com o reconhecimento do papel de centralidade da cultura nas relações humanas. Além disso, a dimensão pública e a função social do jornalismo serão evocadas por postulantes do jornalismo independente, livre e cidadão.

No encerramento, na tarde de domingo, os representantes do Ministério da Cultura, Célio Turino, secretário de Programas e Projetos Culturais, Cláudio Prado, consultor do MinC para a Cultura Digital e Orlando Senna, secretário do Audiovisual, trarão, enfim, informações a respeito do processo TEIA, desde suas origens até a expectativa do encontro em vias de novamente se concretizar, além de outras dimensões das políticas públicas intimamente ligadas à própria TEIA, como a Cultura Digital e o Audiovisual. Assim, estarão contemplados os temas relacionados à cobertura da oficina e às ferramentas tecnológicas empregadas durante sua realização.

As vagas presenciais para a ativação da oficina são limitadas, o conteúdo todo será transmitido ao vivo na web. O acesso é gratuito e o resultado é público.

Tudo de Todos!

Local: Funarte Casa do Conde e Serraria Souza Pinto – Belo Horizonte – MG Dias: 3 e 4 de novembro, das 9 às 18h – ativação da oficina 7 a 11 de novembro – cobertura

Para se inscrever para a oficina, preencha o formulário de inscrição! Você receberá um email de confirmação se sua inscrição for aceita! O 100canais não se responsabiliza por nenhum custo de transporte, hospedagem, alimentação ou outros custos que o participante poderá ter durante a oficina, tanto nos dias 3 e 4 quanto durante a Teia 2007 (de 7 a 11 de novembro).

Num mundo onde eu sou imperatriz, cada “notadamente” é recompensado com uma bifa.

– Movimentos sociais, notadam…
Plaft!
– Ai!

o autor de “desafia-se a ser constituída pela diversidade e pela pluralidade necessárias para que se constitua uma visão ampla e multirreferenciada” iria pra cadeia por alguns anos.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: