cara de subdesenvolvido

11 08 2008

“adoro também ver um atleta bem magrinho, com cara de subdesenvolvido, ganhar uma corrida, derrotando um americano de dois metros de altura, bem fortão.” Danuza Leão

A pérola acima apareceu numa coluna de jornal.

Em que prova de atletismo mesmo isso acontece? Os atletas que estão ali competindo – e que tiveram todos que alcançar o mesmo índice olímpico – têm o mesmo tipo físico por causa do treinamento parecido. Que corredor de maratona é um fortão de dois metros? A moça esquece que numa prova de curta distância, por exemplo, até os representantes de países subdesenvolvidos são fortões? E que o tamanho do atleta não tem a ver com seu país de origem e sim com o tipo de esporte que ele pratica?

Agora, fiquei intrigada mesmo foi com o “cara de subdesenvolvido”. Que será que ela quis dizer com isso? Então além de ser magrinho, o sujeito tem uma cara assim de pobre? Ou ser magrinho já é ser miserável?

A moça, com certeza, vai desligar a TV ou mudar de canal quando Phelps pular na água. Só tem americano nas provas de natação!

Ela podia tentar destilar seu antiamericanismo de um jeito mais criativo. Olha só, tinha tanto material com o Bush lá em Pequim tentando fazer pose com os atletas americanos e constrangendo todo mundo!

O saco das Olimpíadas é que todo mundo virou comentarista esportivo.


Ações

Information

2 responses

25 08 2008
Ieda

Eu apaguei por engano – que burrada! – um comentário sobre este post.
Se o autor(a) fizer a gentileza de postar novamente, vou ficar imensamente grata. E prometo não cometer tal grosseria de novo.

Abraço e obrigada pela visita,

Ieda

27 09 2008
Rodrigo

Embora já antigo, comentário muito oportuno. Especialmente na observação do trecho sobre a “cara de subdesenvolvido”. Nossos colunistas têm o mau hábito de desfiar pérolas de preconceito em suas gotas diárias de sabedoria.
Saudações.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: