AC/DC, Provérbios 22:6 e uma confissão

6 01 2009

“Ensina a criança no caminho em que deve andar e quando for velho não se desviará dele”

Provérbios 22: 6

Escrevo ao som de “Hell’s Bells” de AC/DC. Eu, que venho de uma família evangélica, cujo pai proibia os filhos, não só de ouvir, mas de ter em casa, qualquer som que não falasse de Jesus. Então, faça uma ideia  de como isso é libertador.

Na verdade, sempre achei irônico que eu tenha escolhido por profissão a musicologia, que me obriga a escutar de tudo. Quem sabe essa escolha não foi um ato inconsciente de rebeldia?

Voltando à minha (des)educação musical, me lembro de ter lido na adolescência um artigo onde o autor alertava – horrorizado e horrorizando – para o poder destrutivo da música de AC/DC. Analisou a letra de “Hell’s Bells”, levou tudo ao pé da letra e disse que aquilo tinha nascido no inferno, uma inspiração do diabo, da qual deveríamos manter distância.

É grande o poder de convencimento das coisas que nos falam quando ainda somos crianças. Terá sido esse o motivo porque nunca parei pra ouvir AC/DC? Ouvir, ouvi. Mas nunca por vontade própria.

“Não gosto”, sempre repeti. Agora, estou achando mesmo é que me convenci que meu gosto musical não comporta AC/DC. Que a música é simples demais e destoa da minha inclinação pelas harmonias requintadas do jazz , pelas melodias modais de Bártok ou de alguma outra coisa complicada que eu achei em Brahms, Beethoven, ou qualquer coisa que não seja hard rock.

Ou talvez essa seja uma mentira conveniente que eu venha contando pra mim mesma durante tantos anos. A verdade é que ando mantendo distância de hard rock porque desde bem pequena ouço que é musica do capeta.

Nossa identidade musical é definida mais pelo que detestamos do que pelo que gostamos de ouvir. E não gostar de rock é o que eu escolhi pra me definir, um tipo de “avatar musical”.

E olha, admito que arrastei o arquivo para o iTunes com um tiquinho de desconforto. Assim, um poucochinho, ainda que irrelevante, de hesitação.

Mas meu desassossego durou pouco. Parei tudo o que estava fazendo e ouvi o álbum todo, prestando muita atenção em cada detalhe. Em alguns momentos, me remexi, impaciente, na cadeira com as letras na voz esganiçada e sensacional de Brian Johnson.

E para desgosto do meu pai, que nem faz ideia dos caminhos musicais tortuosos que eu ando percorrendo, gostei muito do álbum todo.

Não é que a guitarra de Angus Young é uma coisa espantosa? Ou eu deveria dizer “diabolicamente” espantosa?

Ou seja, acho que essa minha experiência de hoje é um exemplo de que sempre é possível encontrar a luz (ou se afastar dela, na opinião de muitos).

Agora tente adivinhar de qual música eu gostei mais.


Ações

Information

4 responses

6 01 2009
Rap

O caminho que devemos andar é sempre o da liberdade. A isso creio que a religião nos leva, já a religiosidade é outra coisa.

Tenho muito em comum com isso, só descobri os grandes clássicos do rock há pouco tempo, antes ainda era alienado não por uma criação mas sim pelo olhar cego em pastores e afins, graças a Deus a libertação desse tipo de escória eclesiástica.

Viva a liberdade musical, de expressão e de pensamento.

Ouçamos KISS, AC/DC, Metallica, Rachmaninof, Tschaikovski, Fitzgerald, Benny Goodman, Legião Urbana, Kid Abelha, Racionais, enfim… libertemo-nos inclusive dos preconceitos musicais hehe

Muito bom post.

6 01 2009
Elianderson

ir na contra-mão das lições
aprendidas na igreja na infância
é um tanto difícil, mas libertador
o suficiente pra querer mais.

3 02 2009
Paula

Sou fã dos AC/DC desde os meus 16 anos,
tenho agora 38 e continuo a ouvi-los.
Oiço frequentemente em casa e a minha filha
(11 anos) não gosta, temos que respeitar os gostos de cada
um, mais + importante é deixá-los conhecer para poderem decidir.
Já agora será que a música que + gostou foi “highway to hell” ?

6 02 2009
edmort

Ao crentes em entidades divinas, lembrem-se das sábias palavra de Gene Simmons (KISS) “On the 8th day, god created the Rock’n Roll”!

Belo post.
🙂

Deixe uma resposta

